Era o aniversário do João e a decisão foi unânime: ir passear à Serra da Estrela. Mesmo sabendo que nesta altura não iríamos apanhar neve, o objetivo era simples e revigorante: fazer uma caminhada e desfrutar da natureza em família.
O Hotel . na Covilhã
Para a estadia, optamos pelo Hotel Luna, já do lado da Covilhã. A condição principal para a escolha era ter piscina interior e jantar incluído, já que em novembro as noites são frias e não apetece sair. Chegámos na sexta-feira ao fim da tarde e, para nosso espanto, a piscina estava encerrada por problemas técnicos. Apesar da desilusão inicial, reabriu no dia seguinte e ainda conseguimos aproveitar uns banhos quentes.
É um hotel antigo que, para mim, falha nos requisitos de um 4 estrelas: desde o mobiliário degradado à falta de amenities(como amaciador ou água no quarto), valendo pela simpatia do staff.
A Caminhada: À descoberta do Poço do Inferno
No sábado, acordámos cedo como é normal e fizemo-nos à estrada em direção a Manteigas. A primeira paragem foi no Covão da Ametade. O passeio foi curto, pois a mais nova, na sua euforia aos saltos, acabou por molhar o pé todo numa poça!



Seguimos viagem com a vista fantástica do Vale Glaciar do Rio Zêzere como pano de fundo até chegarmos ao Poço do Inferno. A cascata, com cerca de 10 metros de altura, é imponente e linda de se ver. Decidimos fazer o trilho, Da Rota do Poço do Inferno, mas só passados alguns metros percebemos que estávamos a fazê-lo no sentido contrário ao recomendado (não tínhamos encontrado o início!).

- Distância: Aprox. 2,8 km de pura natureza.
- Dificuldade: Média (com zonas desafiantes para uma criança de 10 anos).
- Tempo: 1h12min (com paragens).
- Altitude Máxima: 1.176 metros.
Link GreenTracks

Viemos os três encantados com a experiência e as vistas lindíssimas.






Gastronomia e Tradição
Com a fome a apertar, procuramos um restaurante próximo e encontrámos em Manteigas a Taberna das Caldas. Foi uma excelente opção: pequeno, acolhedor e super caseiro. Pedimos uma Feijoca (uma feijoada com feijões maiores) e lombo de porco assado, que estava super tenro. Recomendo vivamente!
Claro que não podia faltar a ida à Torre. Gostamos sempre de visitar o “centro comercial” dos queijos e enchidos. Apesar do vento frio, deu para comprar queijos, um paio e vinho para o nosso lanche no hotel.
Diversão no Gelo e Regresso
A descer, parámos na Ice Arena para patinar no gelo. A nossa filha puxou por nós e lá fomos, mãe e pai, experimentar os patins (Crianças: 7€ | Adultos: 8€ por 60 min).
De volta ao hotel, fomos finalmente à piscina. Nas imagens promocionais, a piscina parece ter uma área exterior aberta, mas na realidade tinha uma cobertura, o que defraudou um pouco a expectativa.
Terminámos o dia com um piquenique no quarto com as nossas compras serranas e, mais tarde, um jantar no restaurante medieval do hotel. O espaço é acolhedor e a tijelada deliciosa, embora a comida principal estivesse um pouco “sem sal” e o espaço fique com algum fumo dos grelhados.
O domingo foi dedicado ao descanso e ao estudo. Na descida da serra, aproveitámos para almoçar no Restaurante Montes Hermínios — comida caseira deliciosa para fechar o fim de semana. Regressámos a casa de coração cheio.
